Re: hurd.. um monte de lixo?

> Dias atras eu li uma declaracao de linus que chamava o nucleo do mac os
(ou melhor o os X) de um monte de > lixo...
> Alguem poderia me explicar a relação do Hurd com o mac OS e dar algum
parecer sobre esta declaração?
> Oque pretende exatamente o GNU/Hurd?

	É bom ler http://www.gnu.org./software/hurd/ pelo menos uma vez, e
http://kt.zork.net./debian-hurd/latest.html#1 semanalmente durante algum
tempo para entender algo, é bem complicado...

	Mas para resumir, ambos usam o micronúcleo Mach, mas de maneiras
radicalmente diferentes.

	O Mac OS X, que é simplesmente uma versão do NeXTSTep, usa o Mach
como a "parte de baixo" de um núcleo BSD.  Teoricamente o micronúcleo
deveria ser mais portável que o núcleo, mas na prática provou-se que não faz
a menor diferença.

	A outra vantagem seria flexibilidade, porque vários núcleos ou
módulos associados podem rodar em um micronúcleo, com o nome de
"servidores".  Mas como é uma arquitetura de servidor único (só o BSD),
então também tem vantagem nenhuma.

	E como tem o Mach entre o BSD e o equipamento, é mais lento que um
bom núcleo monolítico como o BSD e o Linux, então até agora ninguém me
mostrou porque que eles não simplesmente jogam fora o Mach e viram um BSD
puro.

	Agora o Hurd é outra história.  Por cima do micronúcleo tem vários
servidores colaborando.  Através do mecanismo chamado de "tradutores",
qualquer usuário pode, *só para seu próprio uso*, colocar em operação um
servidor que altere o comportamento do sistema operacional.  Isso em nada
afetaria a estabilidade do sistema para outros usuários.  Teoricamente
também eles poderiam chegar a otimizar (quase?) tanto quanto um núcleo
monolítico.

	Mesmo no Hurd, entretanto, existe a questão da qualidade do Mach,
que foi criado não para operação mas para experiência, e que ao longo dos
anos foi responsável por muitos atrasos.  Volta e meia alguém fala em
substituir o Mach por alguma outra coisa, mas até agora nada foi feito.

--
  _
 / \  	 Leandro Guimarães Faria Corcete Dutra        +55 (11) 3040 8913