RE: kernel 2.5.x

>    All

Olá Cosmo! :)

>    Encontei na net varios textos sobre o novo kernel, 2.5.x. Depois
de
> ler os textos, em especial o texto abaixo, me veio a seguinte duvida
na
> cabeca. Eu como o meu Pentiun 166 Mhz vou precisar de um kernel
> desse ?!?!?

Resposta simples e clara:
     Você usar o kernel 2.5 é uma opção independente do seu hardware,
pois a intenção das versões ímpares do kernel é para _desenvolvimento_
e são sempre _instáveis_ e não recomendadas para usuários, nem Desktop
nem Servidores. :)

Por exemplo, as versões que estão em uso nos dias de hoje:
2.0.x -> Versão mais estável recomendada para servidores critical
mission.
2.2.x -> Versão estável, a mais usada hoje em dia em Desktop e
Servidores.
2.3.x -> Versão instável para desenvolvimento do kernel 2.4, e
implementação do kernel 2.2.
2.4.x -> Versão estável nova, com suporte a USB e outros recursos não
disponíveis no 2.2.
2.5.x -> Versão instável para o desenvolvimento do futuro kernel 2.6,
e implementação do kernel 2.4.

> Pelo que eu pude perceber o novo kernel esta sendo
> "construido" para servidores, com grande quantidade de memoria, de
> HD e processamento. O meu micro, no caso um desktop, nao tem nada
> disso, tem somente 64 Mb de memoria e um HD de 10 Gb, vai
> precisar de um kernel desse ?!?!?

     Bem, o 2.0.x, 2.2.x e o 2.4.x também é voltada para servidores
também, assim como desktop. :) Aliás o ponto forte do 2.4.x é para
servidores com mais de um processador, pois o SMP foi melhorado e
_muito_. :)
     Entenda, o que faz o Linux rodar hoje em dia em plataformas que
vão desde palmtops, celulares, relógios até servidores e
supercomputadores, é que você tem a opção de customizar o kernel para
cada uma dessas funções. :)
     E não é só porque o melhoramento foi feito principalmente para
servidores que não vai ficar melhor para o Desktop. Por exemplo, o
desenvolvimento do Beowulf no Linux (supercomputadores) acabou
trazendo muitos benefícios para todos os usuários Desktop,
melhoramentos em placas de rede, protocolos e pilhas TCP/IP foram
resultado do desenvolvimento do Beowulf no Linux para
supercomputadores. :)

> Alguns vao dizer, entao voce mantem
> a serie 2.2.x. Ai eu respondo, ate quando a serie 2.2.x vai ser
mantida
> ?!?! A serie 2.0.x esta parada.

     Bem, ninguém aqui tem bola de cristal, mas eu ainda sou do tipo
pragmático, se o 2.2 atende as suas necessidades e não há porque
atualizar já para o 2.4, fique com o seu kernel até porque o 2.4.x é
novo ainda... sujeito a mais bugs, etc. :)

     E agora uma resposta para você, na minha opinião (minha, não
precisam concordar) acho que o melhor para você utilizar o máximo
possível do seu Pentium 166 é usar o Mandrake, pois ele já vem com
TODOS OS PACOTES compilados para Pentium (pacotes *.i586.rpm) ao
contrário dos *.i386.rpm que você encontra em outras distros, e você
não terá que se matar compilando os pacotes como é na instalação do
Slackware. Já vem tudo pronto para usar. :)

Saudações,
Leaozim.