ajuda

Boa Tarde
Desculpem, sou novo no Debian e tudo é novidade e não sei onde conseguirei encontrar ajuda para o problema que tenho?? (ou o Debian tem?)
Tenho o Debian instalado no meu computador, e apesar de ainda só conseguir entrar no ambiente do Debian depois de aceder via "comando" nomodeset no Grub... :(
Tentando atualizar o Debian por forma a ir colocando-o operacional/funcional logo na minha primeira tentativa a aceder ao root (via terminal) esse acesso me é negado (não é aceite a password que escolhi???)
Entretanto com a mesma password consigo aceder ao gestor de Pacotes Synaptic - que no entanto não me ajudou (nada) porque através dele tambem não foi aceite/instalado nenhum programa do meu interesse.
Podem me ajudar (ou indicar alguem ou um link) para que consiga fazer o Debian ser minimamente util para mim (ter net, mail, office, musica, pdf)
Fico a aguardar um feedback vosso
Obrigada

--
Luis Inocêncio