Re: Escutar cd

	Olás,

>    Já tinha colocado meu nome no grupo dsp, mas para confirmar
>    dei o comando acima e mesmo assim:
>
>     atractor:/dev# chmod 777 /dev/dsp0
>     atractor:/dev# exit
>     exit
>     fabiano@atractor:~$ grip
>     Error: Unable to initialize [/dev/cdrom]
>     fabiano@atractor:~$

	Eu não recomendo esse chmod. Pode ser meio paranóico, mas setar 777 num nó do /dev é um tremendo furo de segurança.

	Eu acredito que o /dev/dsp não tem ligação com escutar CD's, pois o sinal de som sai direto do CD-ROM para a placa de som. Pertencer ao grupo cdrom já deveria ser suficiente; verifique se as permissões para o device do seu cdrom (para o qual o /dev/cdrom é apenas um link) está com as permissões corretas e se de fato está setado como pertencendo ao grupo cdrom.
	Se estiver tudo certo, deve aparecer o seguinte num ls -l:

lrwxrwxrwx    1 root   root            3 Fev  3 14:32 cdrom -> hdc
brw-rw----    1 rtfm   cdrom     22,   0 Abr 14  2001 hdc

	Use chmod 660 /dev/hdc (troque hdc pelo device do seu cdrom).

--
[]'s,
		Francisco M Neto