Re: VMs Windows, qual virtualizador é melhor?

Sim, mas não existe mais Borland, já mudou de nome muitas vezes, mas estabilizou-se agora com o nome de Embarcadero.
O Delphi não é barato, mas é muito rápido e prático.
Eu estou portanto uma aplicação em Delphi c/ BDE+MSSQL (considerado bem legado) para Delphi c/ FirebirdSQL, essa não é a primeira vez, já faço isso ajudando equipes e softhouses.
Eu aprendi com os colegas de outro forum a usar o Lazarus+fpc, então uma parte da estrutura já é em Lazarus com freepascal ao invés de Delphi, como vantagem obtive algo que pode rodar em gtk e que possivelmente pode ser exportado para web ou via 'ssh -x'
.
Como eu estou portando todos os módulos, os procedimentos de CRUD, calculos ou processos normais com banco de dados não ocorrem mais no lado cliente, é tudo no lado servidor ou por procedures no banco ou APIs. Meu intento, é que quando o processo estiver terminado possamos dar uma olhada novamente, escolher uma linguagem mais web para alguns desses módulos, e então paralelamente com a ponte antiga em funcionamento criar uma nova reutilizando o que já está feito.

Parece que marquei bobeira na hora de começar, como já conheço php e python (pelo menos meus scripts para automação de servidores são muito bem feitos em python) poderia ter partido diretamente daqui, mas tinha programas aqui com alguns níveis de automação, ex a parte de corte e furação de chapas e que tenho quase certeza não daria certo no formato web.

Valeu pela ajuda, eu vou dar uma olhada no kvm, mas o ReactOS eu vou passar, como tenho as licenças de windows, tá facil virtualizar neste sistema. Na realidade, minha única aplicação windows necessária mesmo é o Delphi. Lazarus+fpc já é opensource e o IBExpert(gerenciador do banco) é nível gold no WINE.

[] ´s