Olá, não vou conseguir responder tudo, porque estou um pouco atarefado, mas vamos por partes.Os arquivos .xml de configuração das máquinas virtuais ficam em /etc/libvirt/qemu/ , mas você não precisa editá-los na mão.Pode ser tanto pelo comando virsh (virsh edit VM, onde VM é o nome da máquina virtual), ou pelo próprio virt-manger (clique com o botão direito do mouse na máquina que quer editar, e clique em 'abrir'.Em cada tópico de configuração da VM, há a possibilidade de editá-lo por meio de XML.Você também pode, através do XML incluir partes do seu hardware real como acessíveis para a máquina virtual também, mas eu recomendo cautela. Eu fiz isso, mas foi para WebCAM no começo do ano.Quando tiver um tempinho, eu retomo o que fiz, e te ajudo com a placa de vídeo.Em qua., 5 de jun. de 2024 às 09:18, hamacker <sirhamacker@gmail.com> escreveu:Infelizmente não.Usando a GUI, o 'default' permanece inalterado. Eu posso criar outros 'pools' indicando outros lugares e foi o que eu fiz, mas o 'default' aqui no PopOS! eu não altero e nem apago. Por acaso, você sabe qual o nome do arquivo xml para que eu possa alterá-lo diretamente sem precisar da GUI para isso e ter o 'default' com um caminho mais razoável? Ainda mais porque no desktop não tenho costume de particionar /var em separado, geralmente apenas /home e é nela que provavelmente criarei um /home/libvirt para as imagens. Faço assim porque futuras instalações ou upgrades não perca o passado.Aproveitando, tenho algumas duvidas.Aqui no PopOS! a GUI do Windows no libvirt é meio lenta e pastosa, causa a impressão que é lento, mas não é, testando processamento de calculo vejo que é a tela que fica se remontando causando a impressão de que esta lenta, nenhuma alteração, tem alguma maneira de corrigir isso ou melhorar? No virtualbox e vmware tem um software intitulado "Ferramenta de convidado" que geralmente instalamos para que o Windows possa reconhecer certos hardwares, incluindo uma placa de vídeo com alguma aceleração. Será que não é isso que tá faltando?Uma outra coisa, se não for pedir muito dos colegas, eu estou acostumado a compartilhar certas pastas entre o desktop linux e as VMs, o virtualbox e vmware tem métodos especificos para isso sem que eu precise instalar o samba no desktop. O libvirt tem algo similar?A proposito, a titulo de curiosidade, desde que liberaram o vmware gratuitamente para uso pessoal fui testar pq era um fã da versão player, mas ficou uma bost@!, nem consegui instalar. Daí instalei o Ubuntu 24 que tem um kernel mais recente e com o uso de um patch que achei na internet, ele instalou, que é rapido, mas que dá uns congelamentos do nada inclusive reverberando para o host, quase chego a dar win+ctrl+shift+b, mas depois de 1 ou 2 minutos então volta.Em sex., 5 de abr. de 2024 às 09:00, Atenágoras Souza Silva <athenagoras@gmail.com> escreveu:Sim. O virt-manager é apenas uma maneira de fazer isso mais fácil, mas alterar o xml é algo mais direto.
Está conseguindo?
On 05/04/2024 08:57, hamacker wrote:
Até porque não tinha antecipado que usaria /var, minha partição root é modesta e não vai comportar.Eu tô usando o virt-manager e alterando no XML, era isso que queria dizer com usar o libvirt para alterar?
Em qui., 4 de abr. de 2024 às 19:20, Atenágoras Silva <athenagoras@gmail.com> escreveu:
As imagens estão em /var/lib/libvirt/images. Você pode usar o libvirt para alterá-las.
Em qui., 4 de abr. de 2024 às 18:04, hamacker <sirhamacker@gmail.com> escreveu:
Sei que é uma pergunta boba, mas onde eu indico o local onde as minhas VMs serão gravadas.Usando o virt-manager, eu crio as VMs, mas não sei onde elas foram parar.Seria bom eu indicar a localização delas para que eu possa fazer backup depois ou copiá-las para outra instalação.
[]'s