Re: Debian Linux 11 erro

Parecem dois problemas separados:

1. Tela preta / sem interface gráfica após instalação. Isso ocorre com algumas placas mais antigas. Eu sei, porque ocorre muito comigo (Nvidia). Pesquise na internet sobre como informar "nomodeset" no GRUB. Isso _provavelmente_ vai te dar acesso a interface gráfica, ainda que em baixa resolução, e daí veja se instalação de drivers non-free resolvem o seu problema de vídeo.

2. O erro de arquivo não encontrado e não ser possível travar. Pode ser relacionado ao seu problema, pode não ser. Pode ser um erro só (não dá para travar em pasta ou arquivo inexistente). Mas uma coisa que você pode ver é logar em um terminal normal (Ctrl+Alt+F1 ou F2), e pesquisar no seu computador (com os comandos cd e ls) se a pasta existe.

Execute o seguinte comando, para ver se a pasta existe no seu computador, e com qual conteúdo:

ls -lha /var/lib/dpkg

Se não existir a pasta, é possível criar usando como base o modelo de uma pessoa que tenha... Mas isso provavelmente não é causa principal do problema de falta de tela após a instalação.

André