compilar aplicação para uso local

Saudações, prezados.

O assunto não é bem off-topic, mas é um pouco.

Uma necessidade que tenho às vezes é instalar uma aplicação para rodar
num computador, mas sem fazer a instalação a partir da distribuição. No
exemplo mais recente que tive, precisei do gnuplot 5.x, mas a
distribuição só tinha a 4.x. Sem chance de pedir para o administrador
fazer uma instalação especial para mim com a versão 5.x (demoraria
meses). Então a pergunta é a seguinte: é fácil/difícil,
possível/impossível baixar os fontes e compidar a aplicação inteira?
Veja que tem uma infinidade de bibliotecas que, provavelmente, não
serão das mesmas versões que as instaladas no sistema. Há algum caminho
que deva seguir ou tópico específico que deva estudar? Estou falando de
Debian e de centOS.

Em suma, já tentei algumas vezes fazer isso, mas passei longe de ter
conseguido. Não sou administrador da máquina, mas um usuário de Linux
que tenta conviver numa empresa que tem preferência por windows. Então,
como vêem, a tarefa não é fácil.

[]'s, G.Paulo.