Re: Atrasar o desligamento no processo de shutdown

On Tue, Mar 08, 2022 at 04:24:11PM -0300, Paulino Kenji Sato wrote:
> Ola,
> Estou tendo problemas de corrupção de FS em um SSD.
> De vez em quando preciso iniciar um 'live linux' para poder rodar um fsck e
> reparar.
> O processo de shutdown atualmente está muito rápido, então estou
> especulando que a causa da corrupção seja o corte no fornecimento de
> energia antes que o SSD grave de fato os dados.
> Para comprovar ou não essa especulação precisaria atrasar o power off após
> a desmontagem dos discos.
>
> É possível introduzir esse atraso no processo de shutdown (no systemd ou
> [...]

Em princípio você pode colocar um script em
/lib/systemd/system-shutdown/ que chama um sleep de quanto tempo você
quiser, e o processo de desligamento vai esperar ele terminar. Veja a
manpage de `systemd-shutdown`.

Agora o certo era o systemd não só tentar desmontar todos os
filesystems, como também chamar um sync() antes de desligar pra que o
kernel termine de enviar os dados pro hardware, exatamente pra evitar
esse tipo de coisa. Como exatamente esse seu filesystem está sendo
montado? É possível que esteja dando erro na hora de desmontar?

Se você consegue reproduzir esse problema de forma consistente, seria
interessante abrir um bug (no Debian ou no repositório upstream).