Re: halt vs shutdown

Olha... a classica diferenca entre poweroff, shutdown e halt eh:

halt - termina todos os processos e encerra a CPU

poweroff - exatamente igual ao halt, mas envia um comando ACPI para a placa-mae e para o PSU para que corte a energia.

shutdown - eh igual ao poweroff, mas executa os scripts de shutdown primeiro, o que dah uma chance para programas que precisam encerrar locks, remover arquivos temporarios, etc, o facam. Em condicoes normais de temperatura e pressao, shutdown eh o comando de preferencia.

Quando a "deixar a maquina ligada para que ela 'wake-on-lan'". Isso vai depender muitos das implementacoes. Em tese, nao eh necessario... lembrando que nos computadores modernos, soh se vc tirar o cabo da tomada nao vai ter energia circulando. Servidores Dell e HP que eu usei usavam iDRAC and ILO... mas eh meio que wild west e cada um faz como quer... Teoricamente, se vc habilitou o wake on lan na BIOS, mesmo depois do poweroff (contanto que o cabo de energia esteja ligado) a maquina vai ligar.

Att

Pablo

---- On Fri, 10 Sep 2021 11:55:35 +1000 Ednardo Lobo <ednardo@lobosnet.com> wrote ----