Fones com microfone embutido

Olá, estou usando debian sid com xfce, e venho tendo problemas com fones que tem microfone embutido.

Tenho um bluetooth que não consegui fazer funcionar o microfone dele, e dois com fio que também não estou conseguindo usar microfone deles.
Todos eles funcionam normalmente no celular com android, faço chamadas e recebo usando eles normalmente.

E se usar estes fones que vem com celular "in ear" funciona normalmente no notebook, alguém sabe o que pode ser, achei que poderia ser os fones,
mas eles funcionaram normalmente no celular.

obs:- Todos fones com fio são fone e microfone em cabo único, não é de duas saídas.

desde já agradeço a atenção de todos.

--
Ricardo Libanio