Re: off-topic - backup em tempo real

Imediatamente, o que eu faria;

- NFS montado em duas pontas; uma no servidor de produção e outra em um servidor onde o backup em tempo real seria feito. Isso porque o workload do backup em tempo real seria feito em um servidor diferente do servidor de produção.

- Incron configurado no servidor de backup. O incron pode ser configurado para "observar" um diretório e tomar ações previamente configuradas, que pode ser um rsync, por exemplo.

- Rsync do incron inputado dados em um segundo NFS, que seria o espelho do NFS de produção.

Além disso, poderia configurar snapshots períodicos para garantir um possível DR.

Claro que isso dependeria da demanda, entra outras coisas.

-- Wiliam Freitas .twitter: @wili4m .mail: wiliamjf@yahoo.com.br .blog: http://blogporta80.com.br .linkedin: https://www.linkedin.com/in/wiliamjf