configuração de pointing stick

Caros,

Preciso configurar o "pointing stick", aquele "mouse" na forma de botão (geralmente de cor vibrante) que fica no meio do teclado, cujo nome em português eu não sei mas que, às vezes, recebe apelidos cômicos.

Pelo que pesquisei, precisaria de um pacote chamado "gpointing-device-settings", que não está mais nas distribuições. Dele, não encontrei um substituto.

Alguém tem uma dica sobre como fazer esta configuração? Em tempo, uso Debian 10.6.

Sds.
G.Paulo.