Re: vi colorido

Provavelmente não seja problema de terminal, deve ser o que o Paulo apontou.
No Debian o vim é, por padrão provido pelo pacote vim-tiny, este versão não tem suporte a colorização de sintaxe.
Tente instalar o pacote vim (apt install vim).

Att.

--
⢀⣴⠾⠻⢶⣦⠀ Fabio A. De Muzio Tobich
⣾⠁⢰⠒⠀⣿⡁ 9730 4066 E5AE FAC2 2683