Acesso remoto com interface gráfica

Pessoal, boa noite. Gostaria de dica da lista sobre aplicação para acesso remoto gráfico em Debian. Estou montando um servidor debian 9 stable dentro de uma universidade. Gostaria de usá-lo como hospedeiro para servidores virtuais onde pretendo colocar: servidor web e servidor de banco de dados basicamente. Ainda estou avaliando se convêm criar firewall uma vez que na universidade já existe esse tipo de proteção. Fato é que eu gostaria de acessar esse hospedeiro graficamente para ai acessar os servidores virtuais. Uso linux também, Debian também.

Qual é a recomendação ? No Debian seria o vinagre? Caso eu tenha que configurar o acesso a outra pessoa que usa windows ele integraria com Putty por exemplo?

Agradeço.

--
Atenciosamente,
(Best regards),