Re: Indicação

On Sat, Jul 22, 2017 at 03:52:03PM -0300, l@dutras.org wrote:

> Certo.

> De acordo.  Mas o quanto isso é possível ao comprar um sistema novo
> hoje?  O que existe que não precise nem sequer dum /firmware/
> proprietário?  Recentemente comprei um Intel NUC6i7KYK, porque tinha
> todos os acionadores de dispositivo (/drivers/) livres, mas não achei
> nada sem /firmware/ proprietário.

De fato, não é trivial achar um sistema assim no Brasil, mas eles
existem. Por exemplo têm modelos da Dell com wireless Atheros e vídeo
integrado Intel, que não precisam carregar nenhum firmware proprietário.
Mais sobre isso lá embaixo.

Mas o meu ponto é que precisar de firmware proprietário _é_ um problema,
mesmo que não seja um problema muito fácil de evitar atualmente.

> Justiça seja feita, de programas livres também, a menos que sejam
> auditados; o que não é o caso no Debian, apenas (que eu saiba) no
> OpenBSD.  Ser auditável, como é o caso no Debian, já é uma grande
> vantagem; mas acho legal sermos precisos.

Ninguém falou de auditoria. Dar suporte de segurança, como é feito no
Debian e em outros projetos, mesmo de distros comerciais, quer dizer
poder consertar problemas de segurança de forma independente. Isso
depende de conhecer o problema (CVEs e similares), e ter o código fonte
disponível pra poder aplicar patches de segurança. Não significa que
todos os problemas de segurança serão resolvidos, mas que a princípio
eles _podem_ ser.

Auditoria de segurança é outra conversa ...

> E aí fica minha pergunta: o que há que não exija /firmware/
> proprietário?

Existem vários modelos onde não precisam de firmware proprietário que é
carregado pelo SO, o que já é um começo. Aqui estão inclusos todos os
modelos que funcionam com Linux-libre, ou com o kernel do Debian sem os
firmwares não-livres no non-free, por exemplo.

Existem empresas fora do Brasil abertamente comprometidas com a idéia de
construir computadores que vão nessa direção, como ThinkPenguing
(https://thinkpenguin.com/) e Purism (https://puri.sm). No Brasil se
você procurar muito você encontra modelos da Dell e outros.

Agora, os dispositivos que não precisam carregar firmware às vezes é
porque o firmware já vem carregado numa ROM não-volátil dentro do
próprio dispositivo. Nesse caso, o firmware ainda é proprietário, mas o
fato de não ter que carregar ele a partir do SO elimina a possibilidade
de um backdoor ser instalado por uma atualização de firmware do
fabricante, ou de uma atualização maliciosa injetada por um atacante com
recursos e motivação suficientes; como ele é proprietário, a gente nunca
vai ter como saber.

Hoje não existe nada em termos de laptops/desktops atuais que não tenha
_nenhum_ firmware embutido.

Pelo que eu entendo o pessoal da ThinkPenguing acredita que a saída pra
isso abandonar a arquitetura Intel, e partir pra plataformas como EOMA68
(https://www.crowdsupply.com/eoma68)

Já a Purism está indo a fundo em Intel mesmo, tendo planos inclusive de
ter tudo livre incluindo BIOS e firmware de HD:
https://puri.sm/learn/freedom-roadmap/