Re: Problema configurar wifi Debian 9

E aí pessoal,

Recomendações que tenho para um iniciante baseadas em experiência própria.

O Debian e muito legal, versátil e seguro, mas é muito rígido quanto a política de pacotes do repositório principal, pra quem não conhece fica meio chato não saber que está faltando um pacote ou outro por causa de firmware proprietário.

As placas wi-fi geralmente levam firmwares proprietários, por isso tente pesquisar sobre a sua antes de instalar, no entanto a placa de rede (cabo de rede) costuma funcionar logo de cara sem problemas.

Não instale se VC não sabe usar, instale o VirtualBox e brinque primeiro lá antes de tentar instalar, senão VC corre o risco de apagar o Windows e todos os seus arquivos.

Caso tenha dificuldades após a instalação tente usar uma derivação mais fácil para ver como funciona, depois de aprender uma coisinha ou duas volte para o Debian, pra essa situação recomendo o Ubuntu, Linux Mint out o Elementary os.

Faça a instalação pela mídia completa e não pela live, a live foi feita para demonstrações/testes/tarefas rápidas e não muito pra instalações.

Após a instalação caso tenha algum problema use as listas e fóruns pra procurar ajuda e boa sorte.

Um abraço

A Qua, 19 de jul de 2017, 15:06, Henrique de Moraes Holschuh <hmh@debian.org> escreveu:
On Wed, 19 Jul 2017, Fred Maranhão wrote:
> [...]

Leia as release notes!

> você deve ter executado ele como usuário comum. o ifconfig fica num
> diretório que não está no PATH do usuário comum. execute como root.

Não.  É porque foi removido do conjunto de pacotes instalados "por
padrão" mesmo, conforme explicado nas release notes.  Que por sinal
explicam o porquê da remoção, como instalar de novo, e quais comandos
substituiram o "ipconfig", etc.

Como ler as release notes NÃO é opcional, não vou copiar a explicação
aqui na email...

Link para as "relase notes", arch amd64 (PC 64 bits) em português pt/pt-br:
https://www.debian.org/releases/stable/amd64/release-notes/index.pt.html
https://www.debian.org/releases/stable/amd64/release-notes/index.pt-br.html

Link para página de rosto com todas as versões das "release notes":
https://www.debian.org/releases/stable/releasenotes

--
  Henrique Holschuh

--