Synaptic não abre no GNOME sobre Wayland

Prezados,
primeira vez na lista. Meu nome é Arles, usuário GNULinux desde 2004 e usuário Debian desde 2013. Apesar do tempo de trabalho com o sistema sou um usuário sem muitos conhecimentos técnicos.

Fiz uma nova instalação do Debian há uns dias e, agora usando o Testing, estou tentando usar o GNOME sobre Wayland.

Alguns problemas têm surgido, como é comum em toda mudança.

Um deles e que estou meio inseguro de aplicar a solução que encontrei em fóruns pela Rede é que não consigo abrir o Synaptic nem nenhum outro programa que exija autenticação. Abro o programa, a janela de autenticação aparece, forneço a senha, ma a partir dai o programa não abre.

Tentando abrir pelo Terminal, usando o gksu, recebo a seguinte mensagem de erro:

Gtk-Message: Failed to load module "canberra-gtk-module"
/usr/bin/xauth: file /home/xxxx/.Xauthority does not exist /usr/bin/xauth: file /home/xxxx/.Xauthority does not exist gksu-run: gksu/synaptic/26330-0-xxxx_TIME117687914 gksu-run: No protocol specified (synaptic:26348): WARNING: Could not open X display Segmentation fault Encontrei uma solução que me pareceu paliativa que seria rodar o seguinte comando: xhost +si:localuser:root Como não encontrei referências precisas sobre a segurança de adotar tal procedimento, não o adotei em definitivo, fazendo um script rodar na inicialização da seção, por exemplo. Mas, ao rodar o comando numa seção ele fez abrir os programas. Gostaria de, se possível, contar com a ajuda de vocês para me apontar se a solução correta poderia ser esta mesmo e quais os riscos envolvidos. Desde já agradeço. Att,
--
*Arles*

PGP Fingerprint: 182C 78D8 F25C 449A 1CB4 3706 5820 9CE8 A1A0 937D