Re: como executar script em user normal com "poderes" de root

On Wed, Nov 01, 2017 at 02:20:18PM -0200, Luís Cláudio A. Gama wrote:
> Boa tarde a todos,
>
> Vou instalar um SAT fiscal plugado em USB na máquina.
>
> Esse SAT cria:
>
> lrwxrwxrwx 1 root root          7 Nov  1 13:52 */dev/ttyTS0* -> ttyACM0
>
> E eu preciso dar permissões nesse ttyTS0 para que o usuário possa executar
> minha aplicacaçao e acessar o SAT.
>
> já coloquei em /etc/rc.local
> chmod 777 /dev/TS0
>
> Ao inicializar a máquina tudo funciona ok.
>
> Porém estou pensando numa situação em que o SAT é desplugado da USB e
> replugado novamente, e isso irá fazer com que as permissões sejam perdidas.

> [...]

se tudo que que você precisa é configurar as permissões do dispositivo
quando ele for plugado, sugiro escrever e instalar uma regra do udev.
tem documentação disso na internet.

e ao invés de usar 777, eu sugiro usar 660 e configurar o dono/grupo do
dispositivo pra o usuario/grupo que roda a sua aplicação.