Re: Problema configurar wifi Debian 9

On Mon, 17 Jul 2017, Filipe yinyang wrote:
> -Montei uma pen usb com debian 9 "live install" amd64 para poder fazer um
> teste antes de instalar definitivamente, seguindo este link

Quando for instalar definitivamente, *por favor* NÃO use a "live
install", porque ela tem causado problemas quando é usada para
instalação definitiva.  Recomendo que use a imagem de instalação
"normal" (ou seja, que não é a "live").

Sugiro que deixe para fazer o download da imagem do instalador para
quando estiver pronto para instalar definitivamente, assim se
atualizarem ele até lá, você já pega a versão mais nova...

> -Quando o Debian "entra", apresenta no canto inferior direito a vermelho o
> simbolo da rede internet e indica que a rede está desligada
>     .tento ligar o wifi atraves do teclado FN+F8 (rede wireless) e mesmo
> assim não aparece nenhuma rede.
>     .Experimentei configurar uma rede wireless atribuindo o SSID da minha
> rede e a respectiva password e continua sem aparecer nenhuma rede.

Na maioria das vezes que isso ocorre durante a instalação, significa que
falta o "firmware" para funcionamento da placa de rede sem fio.

Tente usar as imagens live (e de instalação) "non-free", elas incluem o
firmware não-livre para as placas de rede sem fio e para alguns outros
periféricos.

> Será que a placa de rede está desativada?

Uma forma de ver isso é verificar os "logs" do kernel para procurar
reclamações de drivers procurando "firmare" e não encontrando.

Tente o comando:

	journalctl -k -b

e veja se tem alguma reclamação sobre "firmware" faltando, etc.

Não tenho como enviar um passo a passo agora, mas se você procurar no
google por "debian install non-free firmware", deveria achar instruções.
Se não me engano, deve ter alguma coisa nas "Release Notes" e no guia de
instalação também.

--
  Henrique Holschuh