OFF Topic Roteadores Net distribuindo SSID "fantasma"

Senhores boa tarde.

Estou com um assunto off topic mas que acredito que possa ser de interesse de todos.

Na empresa tenho uma conexão Virtua que utilizo basicamente como backup de acesso a internet e para wi-fi via pontos de presença cabeados instalados na empresa, ou seja o roteador da Virtua estava em modo bridge e claro com a distribuição de sinal wi-fi desabilitada.

Ontem percebi que meu roteador não estava mais em modo bridge e o led de indicação de wi-fi acesso.

Entrei nas configurações do equipamento e percebi que o wi-fi estava desabitado mas o roteador indicava pelo led que estava habilitado. Mais um pouco de pesquisa e descobri que não consigo mais colocar o roteador em modo bridge. Liguei para a Net (duas vezes) e as duas vezes fui informado que é uma nova configuração e não mais será permitido roteadores em modo bridge.

Para ficar mais estranho, percebi que estava aparecendo uma conexão wi-fi #NET-WIFI. Nova ligação (3 vezes na verdade) para a Net e nenhuma das atendentes sequer conseguiu entender o que eu estava falando e por fim marcaram uma visita técnica.

Expliquei o problema ao técnico (diga-se que a única pessoa nesta cadeia de eventos que merece elogios pela sua presteza, educação e conhecimento - Raphael Batista) e o mesmo informou que isso é um novo projeto da Net em que todos os seus roteadores distribuirão o SSID #NET-WIFI, permitindo que os assinantes Net tenham acesso a rede Net mobile. Ainda segundo o técnico este acesso não penaliza o cliente já que não é tarifado.

Tenho duas questões básicas. A não ser que a Net esteja fazendo magica só o fato de enviar pacotes de difusão SSID já esta onerando minha rede, pois são mais pacotes que o roteador tem que enviar e receber. E imagino o seguinte, dois assinantes Net param aqui debaixo da minha janela sabendo que existe um ponto de presença e resolvem passar o dia inteiro fazendo download e pior ainda upload de filmes ou coisas do tipo.... Se a Net precisa de usar os roteadores dos clientes é porque ela precisa usar a estrutura de cabos, ora esses cabos tem um limite de banda então eu estou compulsoriamente sedendo banda que eu pago para outros usuários. Sem falar que esses roteadores não conseguem nem dar conta da necessidade comum de wi-fi imagina sendo utilizado como ponto de presença para sei la quantos usuários.

Não sei se a Net limita a velocidade ou numero de usuários conectados a um ponto, mas de qualquer forma estou achando tudo isso uma coisa muito estranha.

Outro ponto é a questão segurança, ate aonde esta rede esta blindada contra invasão? Como garantir que não terei o IP/MAC do meu roteador exposto?

Uma questão que me veio agora, o fato da Net não permitir que eu configure meu roteador da forma que melhor considere não é quebra da neutralidade da internet?

Se alguém na lista tiver mais informações sobre isso acho que seria interessante entrarmos nessa discussão.

Desculpe pelo OFF, mas acho que essa é uma questão que precisamos entender melhor.

Atenciosamente

Mauricio Neto