Re: Relatório de pacotes instalados

Valeu Pessoal!

Segui a dica do Antonio e adicionei a seguinte linha no /etc/dpkg/dpkg.cfg

status-logger "logger -t dpkg -p info"

Agora no servidor remoto farei um script que irá analisar os Logs e gravar as informações em banco de dados..

Obrigado!

Em 23 de novembro de 2016 15:22, Antonio Terceiro <terceiro@debian.org> escreveu:
On Wed, Nov 23, 2016 at 11:39:32AM -0200, Felipe Peres wrote:
> [...]
> relatório mensal de alterações nos servidores e isso inclui pacotes
> instalados ou removidos.
>
> Ví que no /etc/dpkg/dpkg.conf é possível alterar o arquivo de log do dpkg
> porém, ele simplesmente escreve no arquivo de LOG, ficando apenas
> localmente no server.
>
> Preciso que este log também seja enviado para meu servidor remoto de log.
>
> A ideia é gerar um relatório automaticamente dos pacotes
> instalados/removidos, utilizando o servidor de LOG como fonte de dados.
>
> Alguém tem alguma dica ou já usa esse tipo de ambiente?

vc pode configurar o dpkg pra escrever os  logs num pipe pra um comando
arbitrario com a opção `status-logger` -- veja dpkg(1) pra mais
detalhes, includindo o formato desses logs. a forma mais fácil de fazer
o que vc quer seria ter o syslogd configuraro pra mandar os logs pra um
servidor de logs, e configurar o dpkg com

        status-logger logger

no exemplo abaixo, eu passo essa opção na linha de comando, mas
configurar no /etc/dpkg/dpkg.cfg te dá o mesmo resultado; e o syslog
está logando apenas no /var/log/syslog, mas dá pra pegar a idéia geral:

$ sudo dpkg --status-logger=logger --purge libicu55
(Reading database ... 494366 files and directories currently installed.)
Removing libicu55:amd64 (55.1-7) ...
Processing triggers for libc-bin (2.24-6) ...
$ sudo grep libicu5 /var/log/syslog
Nov 23 15:17:46 homer terceiro: status: libicu55:amd64: installed
Nov 23 15:17:47 homer terceiro: processing: remove: libicu55:amd64
Nov 23 15:17:47 homer terceiro: status: libicu55:amd64: half-configured
Nov 23 15:17:47 homer terceiro: status: libicu55:amd64: half-installed
Nov 23 15:17:47 homer terceiro: status: libicu55:amd64: config-files
Nov 23 15:17:47 homer terceiro: status: libicu55:amd64: config-files
Nov 23 15:17:47 homer terceiro: status: libicu55:amd64: config-files
Nov 23 15:17:47 homer terceiro: status: libicu55:amd64: not-installed