Resolvido, extremamente lento para gravar em pendrive (memória flash).

Ola,
A muito tempo que estava tentando resolver um problema de gravação em pendrive (e outras mídias flash). A gravação após certo tempo ficava extremamente lento, principalmente com arquivos grandes (GB), a tal ponto de ter que deixar de um dia para outro para que a gravação fosse concluída.
Isso pode ser devido a ainda estar usando o Debian 6.0.10. (eu sei, e antigo... Isso não vem ao caso...)
De tempos em tempos pesquisava sobre o assunto. Até que algumas semanas atrás achei alguma informação relevante.
Em sistemas x86-64, quando com kernel 64bits, parece haver um problema de temporização quando se esta enviando dados para algo "lento" como um pendrive USB. Pode ser um bug do kernel ou ser o comportamento do hardware. A solução sugerida era ajustar alguns parâmetros no sysctl, que são:
vm.dirty_background_bytes = 16777216
vm.dirty_bytes = 50331648

Como não sei se isso persiste nas versões atuais do kernel, estou deixando essa dica aqui.

--
Paulino Kenji Sato