Re: Como detectar defeitos de hardware?

Vamos por partes.
1º: O proposito dessa instalação, qual é?Se for desktop utilize uma versão feita para isso.
2º:Se caso for laboratorio para servidor, utilize um debian.
3º: Qual é o erro no ubuntu?Tem que ver se sua iso é compativel com o CPU, Intel ou amd...
...mas existem alguns comandos.
sudo lshw -short
sudo lcpci

Eles te mostrarão os dispositivos que vc tem no pc.
Se tiver como testar, instale o openssh-server e entre no debian pelo terminal apartir de um host dentro da sua rede, se no terminal o debian estiver ok então o sistema está bom, porém a placa de vídeo é o problema.
Lógico que por probabilidade, mas na média o suporte é tentativa e erro mesmo.

Em 17 de setembro de 2016 09:53, Henrique de Moraes Holschuh <hmh@debian.org> escreveu:
On Sat, 17 Sep 2016, Chinabhz wrote:
> Estou instalando debian em um computador antigo de um vizinho. É um
> quad core Q3000 com 2GB de RAM e placa de vídeo Intel integrada. A
> máquina não tem nada demais e funciona a 5 anos com Windows 7.

Atualiza a BIOS dela, e instala o pacote intel-microcode da non-free.

> tinha visto: de uns 5 em 5 minutos ele da uma tela preta e para tudo.
> As vezes a tela fica de cor diferente da preta, tipo amarela, verde,
> vermelha, etc, mas uma cor só. Aí tenho de usar o botão reset pra
> reiniciar.

Parece problema no driver i915 do kernel, ou no X.org.  Mas se der
*muita* sorte, o update de firmware corrige.

--
  Henrique Holschuh

--
Atenciosamente,