Re: Firewall de baixo custo com Debian

Bom dia,

Rodrigo, No meu ambiente eu tenho um solução bem parecida com o que você pretende fazer... no meu caso eu uso um K6-2 500mhz, 128ram, 40GB HD , nele esta rodando um debian 5 segurando numa boa os seguintes serviços: apache(zabbix e sarg do squid), squid (acls e cache) ,iptables(somente filtro), pptpd (vpn), samba , minidlna(midia server) ,bind (dns somente interno), tenho até um mysql nele heheh pra segurar o zabbix server 2.2... claro isso é o longe de ser o ideal, essa bagunça toda é apenas para estudos/testes mesmo , más acabo usando no meu ambiente de casa de modo efetivo , onde temos 4 maquinas que o usa como proxy , e compartilhamento de arquivos no geral

em termos de velocidade para transferir arquivos do samba, ele demora um pouco mais do que o normal em uma rede cabeada (1.5MB/s ~ 2MB/s) , para acessar o zabbix dele , não está legal ainda demora um bocado até abrir as telas de administração e etc, para navegar na internet não senti nenhum gargalo passando pelo proxy dele.. enfim não posso exigir muito de uma maquina com mais de 10 anos de existência hehehe , falei desse meu ambiente apenas para exemplificar que talvez um maquina que você tenha guardada ai possa ser o suficiente para um firewall/proxy de baixo custo