Re: Projetor Acer C120

Ola

> Amig@s, boa noite!
>
> estou com um desafio nas mãos. Estou com um mini projetor da Acer, um
> C120 com conxão via porta USB e desejo fazê-lo funcionar no Debian
> testing. Alguém tem alguma idéia de documentação ou já fez isso alguma vez?
>
> Encontrei essas informações:
>
> https://ao2.it/en/news/2015/07/08/linux-kms-driver-acer-c120
>
> https://github.com/slavrn/gm12u320
>
> Agradeço.
>
> --

Esse "driver" kms parece que foi incluído no kernel 4.7-rc1 (kernel ainda a ser lançado).
Para outros, e necessário compilar manualmente, não deve existir um m-a ou dkms para ele.
Antes de começar, desconecte o projetor.
Terá que instalar algumas ferramentas, tais como git, make, gcc, kernel-headers, etc.
# aptitude install git make gcc kernel-headers-$(uname -r)
$ git clone git://people.freedesktop.org/~jwrdegoede/gm12u320-km
$ cd gm12u320-kms
Leia as instruções, principalmente o penúltimo paragrafo.
$ less README
Para compilar (esta no readme)
$ make
para instalar, isso ira "bagunçar" a arvore do kernel.
# make modules_install
# depmod -a
O readme pede para incluir um lista de exclusão para o usb-storage, mas acredito que basta colocar nas opções de carga do modulo.
# echo "options usb-storage quirks=1de1:c102:i" >>/etc/modprobe.d/usb-storage.conf
Agora teria que recarregar o usb-storage ou fazer um reboot, mas talvez assim funcione.
# echo "1de1:c102:i" >>/sys/module/usb_storage/parameters/quirks
Conecte o projetor, use o comando dmesg para ver o que aconteceu.
Daqui em diante não faço a mínima ideia de o que ira ocorrer, siga as instruções do README.
Como não tenho esse projetor, não terei como ajudar mais que isso.
Erros de compilação, leia, interprete, use o google, resolva.
Na minha tentativa de compilação deu a falta do header drm_gem.h, acho que ira precisar do kernel 4.5 disponível como backport para o Jessie (ou usar testing ou sid).