Re: Verificação/correção de HD

Já tentou rodar o badblocks/fsck em read-only mode (modo não destrutivo)?

Nos repositórios tem uma ferramenta chamada gnome-disks que aponta o número de setores defeituosos (bad blocks) e fornece alguns testes SMART. Sugiro observar o número de setores defeituosos, pois se começarem a aumentar muito rapidamente, é mal indício. Porém, se o número permanecer fixo, creio que não há com o que se preocupar em relação ao HD.

Tem bastante coisa sobre isso também na wiki do ArchLinux.