Re: problemas com interfece

Ola,

bom dia amigos,
Estou com o debian atual instalado e estou enfrentando o seguinte problema.
As interface são alteradas no caso de reboot, ou reinicio de rede,a eth0 para eth1 e vice e versa.
fiz o procedimento de instalar o ifrename.
adicionei no arquivo /etc/iftab, como abaixo

eth0 mac 00:16:36:D1:89:1D
eth1 mac 00:02:44:95:1D:88

Mas agora acontece com a eth0 que é a interface rede local mudar para eth2 e a eth1 na internet quando reiciona a rede com o comando /etc.init.d/networking restart, ela fica sem ip tendo que usar o comando novamente para voltar ao normal, sendo que está com ip static.

Desde já agradeço.

Não sei como esta atualmente com a entrada do systemd.
Antes, em maquinas com muitas interfaces eu fazia assim:
Iniciar o sistema com uma placa de rede por vez, e deixar o udev/rules.d nomear na sequencia.
Placas de rede que usam o mesmo modulo são enumerados pela ordem do slot. Então, tente determinar qual a ordem dos slots, de modo a não ocorrem renomeações. Essa ordem pode ser vista nas mensagens do kernel (dmesg), só correlacionar com o mac.
No /etc/udev/rules.d/ e criando um arquivo nn-persistent-net.rules, se precisar reodernar, edite esse arquivo (pode apagar).
Outra coisa que pode ser feita para evitar a renomeação e criando um arquivo com uma linha em branco chamado nn-persistent-net-generator.rules em /etc/udev/rules.d/.
São placas de redes que usam modulos diferentes, a detecção também segue a ordem dos slots, mas pode ocorrer uma condição de corrida e um modulo completar a carregamento/detecção antes da outra. Acredito que e isso esta ocorrendo no seu caso. Ou seja, a cada boot um modulo ganha a corrida.
Nesse caso, coloco os modulos de rede na blacklist, assim eles não são carregados automaticamente.
O arquivo de blacklist deve ser criando em /etc/modprobe.d/, pode ser como blaclist-redes.conf, e em cada linha deve ter o modulo precedido de blacklist.
Agora e necessário que os modulos sejam carregados manualmente, para isso pode colocar eles em  /etc/modules, na ordem desejada para as ethX, mas lembrando que placa que usam o mesmo modulo vão ser nomeadas em sequencia. As regras do udev ainda se aplicam aqui.

Observação:
Toda vez que comento sobre a numeração seguindo a ordem dos slots, alguém me contesta.
A enumeração por ordem do slot e feita pelo kernel (seguindo o definido pelo bios), e é assim desde o inicio da era do PCI, lá no século passado. Para o mesmo modulo, seja de rede ou outro controlador. O barramento PCI (PCI-E, PCI-X, etc) possuem quatro identificadores, domínio, bus, slot e função. E o que o lscpi mostra na primeira coluna. O domínio se refere ao processador no caso de sistema de múltiplos processadores. Quando e somente um processador (físico) o domínio e omitido.
Inclusive em alguns modulos e possivel informar qual o slot onde o controlador esta, e somente esse slot será inicializado.

--
Paulino Kenji Sato