Re: trabalho, por que você usa Debian?

Luis Augusto Teixeira <luisteixeira25 <at> gmail.com> writes:

> Boa noite amigos,Com o intuito de ajudar uma amigo que está fazendo uma
trabalho sobre Linux, venha na lista com as seguintes questões.
> Por que você usa Debian? Já teve problema com o apt?
> Você usa em desktop ou servidor, ou os dois?

Os colegas já elencaram uma série de porquês. No entanto, quero dar meus
dois cents.

Eu uso Debian desde a versão Potato. Fiz a primeira instalação em um PowerPC
(alguém lembra?) e depois em um Pentium 75 IBM (desktop) com 16 mb de ram e
540 mb de hd. Foi osso instalar. Lembro que usei o dselect. Levei uma semana
entre perguntas na lista, IRC, etc...

http://thread.gmane.org/gmane.linux.debian.user.portuguese/1161/focus=1165

http://thread.gmane.org/gmane.linux.debian.user.portuguese/2077

http://thread.gmane.org/gmane.linux.debian.user.portuguese/2127

Uso Debian Testing em todos os computadores de casa (filho, filha, esposa,
eu), notebook e desktop. Os servidores do trabalho rodam Debian Stable. Meus
filhos foram conhecer Windows depois de grandes, acima dos 18 anos. O último
Windows que usei foi o 3.11 WorkGroups. Tive conhecimento do Win95, mas, não
usei no dia a dia.

No início, usava Multseat (uma máquina com dois monitores, dois teclados e
dois mouses independentes) para meus filho e filha. Não tinha grana. vivia
de bolsa de IC. Salvo engano, o Junior Polegato que me ajudou a "setar" o
Multseat. Não sei se no Windows isso é possível.

http://thread.gmane.org/gmane.linux.debian.user.portuguese/89374

Uso Debian por que é leve, simples e altamente eficiente! Já cheguei a ficar
mais de 4 anos sem formatar um HD por causa de problemas.

Nunca aparece a famosa tela azul.

Só tive problemas, a aí não restou outra alternativa, foi na migração do
SysVinit para o diabólico SystemD. Não teve jeito: formatei o HD. Mas,
atualmente nem lembro que o Sysvinit foi substituído pelo SystemD!!!

apt nunca me deu problema.

Enfim, Debian lhe abre o mundo! Não exige a troca de Hardware a cada
upgrade! Por isso uso ele a tanto tempo e irei continuar a usá-lo até que
ambos existam, eu e ele.

Por fim, a comunidade é muito gente boa. Veja esse OFF (totalmente OFF):

http://thread.gmane.org/gmane.linux.debian.user.portuguese/89374

Não tenho formação na área de Ciência da Computação, nunca fiz curso sobre
software ou hardware, nem meus filhos... Minha esposa? Também não!

Marcelo