Com o resto dos notes nets books e computadores, sem maiores problemas aqui.

De: danilo.lima89@openmailbox.org
Enviada: Segunda-feira, 23 de Novembro de 2015 15:26
Para: thiago.zoroastro@bol.com.br
Assunto: Debian Live USB Persistente

Em 2015-11-23 2:51 pm, Thiago Zoroastro escreveu:
> ps.: Você não pode usar o Debian Live para instalar o sistema nele
> mesmo.
>
> Usa-se um Debian instalável da forma que você preferir, com ou sem
> DVD e CD/ROM, para instalar em um pendrive vazio.
>
> -------------------------
>
> DE: thiago.zoroastro@bol.com.br
> ENVIADA: Segunda-feira, 23 de Novembro de 2015 14:48
> PARA: danilo.lima89@yahoo.com
> ASSUNTO: Debian Live USB Persistente
>
> Cara, então você não está falando de Live. Tenho 3 pendrives com
> Debian instalados, um para Debian Games em mate, outro para trabalho
> [...]

Eu já usei o Debian com Xfce instalado no pendrive como você recomendou
pra poder levá-lo onde eu fosse, inclusive com alguns programas
instalados mas às vezes ocorria inconvenientes de travamentos ou não
reconhecimento de drives de outras máquinas e só funcionava beleza o
tempo todo no pc aqui de casa.

Já usei Slax para essa finalidade e no meio da sessão ele me deixava na
mão (essa distro é boa, baseada no Slackware mas tem uns bugs estranhos
e constantes).

Acreditando que com o Live esses dissabores não ocorrerão, apostei nessa
ideia do pendrive com persistência. Com ele, na pior das hipóteses(é
sempre bom divulgar o Linux), sempre terei uma mídia para instalar o
Debian em outras máquinas.

Estava lendo em fóruns estrangeiros sobre o assunto e acho que encontrei
o jeito.

Primeiro copiei a imagem para o pendrive com o comando "dd if= of="
Depois abri o gparted e a parte não alocada do pendrive foi marcada como
partição primária, formatada em ext4 e no campo etiqueta digitei
"persistence"(sem aspas)

Depois, reiniciei a máquina com o pendrive plugado e entrei no sistema
pelo modo Live e abri o terminal.

Modifiquei a senha de acesso ao root com o comando "sudo passwd root"
e digitei mais dois comandos apenas:

# cd media/persistence
# echo / union > persistence.conf

Pronto! Reiniciei a máquina e ao invés de escolher a opção Live, apertei
a tecla Tab e adicionei na linha a palavra persistence, teclando Enter
em seguida. As pastas do sistema estavam todas copiadas para a segunda
partição do pendrive, o que me faz acreditar que poderei modificar o
Debian como eu desejar.

Agora vou tentar incluir uma opção no grub para acessar o modo
persistente entre as opções, modificar o idioma(que está em inglês) e
testar outros detalhes que antes eu ainda não tinha conseguido(manter
instalações de programas, update e upgrade do sistema).

Dois dos tutoriais que li para chegar a esse resultado:

http://syn.theti.ca/2013/06/22/tutorial-wheezy-live-iso-hybrid-with-persistence-on-usb/
http://www.linuxquestions.org/questions/debian-26/cannot-create-wheezy-live-system-with-persistence-4175430819/

Testes ainda serão realizados, qualquer coisa eu posto o resultado
posteriormente porque estou em semana de provas da faculdade e brincar
com o Linux e possibilidades só depois do dia 05.

Obrigado Tiago pela resposta.