[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Migração Servidores para Debian.



Boa noite .

Segui este seu caminho a vários anos atrás, o último Slackware que eu usei em produção foi o 7, na versão 8, pelo menos no meu ponto de vista, ficou claro que Patrick Volkerding estava tomando uma direção que não me antendia ...

Sobre o Jessie, fazer com que algum script escrito "na unha" sem os devidos run levels override rode pelo cron é quase impossível, se o Sr. tem muitos scrips deste tipo, o Sr. definitivamente terá problemas .

Existem alguns daemons que ainda não se adaptaram totalmente ( Netatalk por exemplo ) , mas no geral a minha migração foi bem mais indolor do que eu havia imaginado .

Sobre o Kernel, eu nunca precisei compilar pessoalmente, nas raras ocasiões em que o Kernel padrão não fazia alguma coisa de que eu necessitava, o Backports resolveu meu problema ( backports.debian.org )

Mas a melhor maneira de se certificar é testando, se o Sr. já tem um ambiente virtualizado, instale uma VM com o Jessie e rode todos os daemons e scripts q o Sr. precisa .

Especificamente sobre ambientes virtualizados, eu uso o Proxmox ( proxmox.com ) em produção a 6 anos e nunca tive nenhum problema ...

Na próxima vez, experimente fazer perguntas mais específicas, será mais fácil obter ajuda desta maneira ...


Fábio Rabelo

Em 15 de setembro de 2015 20:09, Leandro César <leandro.cesar.dias@gmail.com> escreveu:
Boa noite Senhores,

Bem, vou tentar relatar de forma breve meu cenário e da minha intenção de mudar para o Debian.

- Atualmente administro um parque de Servidores Virtualizados com Slackware 14.1 e já temos uma "certa maturidade" com essa distribuição. Por que "certa maturidade"? Porque já temos varios procedimentos, scripts automatizando o necessário, mas com limitações.. (o tempo para fazer todo esse processo é que esta pegando). Dessa forma, com o crescimento dos Servidores que temos que administrar, esta cada dia mais difícil a administração com as ferramentas atuais para gerencia de pacotes principalmente.

Como a minha intenção é começar a utilizar alguma ferramenta para automatizar a Infraestrutura (do tipo Puppet), estou fazendo alguns laboratórios e caminhando para o Debian.

Com base nesse cenário, gostaria de algumas sugestões:

* Utilizar o Debian 8.x (2)  com systemd? Lendo um pouco sobre o assunto me deparei com um curva de aprendizado grande para administrações.

* Kernel: Sempre tivemos por hábito utilizar o Kernel bult-in no Slackware e compilar sempre a ultima versão Stable. 


Entendo que esses pontos podem mudar dependendo do cenário/ambiente, mas gostaria de trocar experiências com todos!

Desde já, agradeço!
 

--
--
Att,
Leandro César




Reply to: