Root cheio

Olá a todos.

Sou novo no Debian (Linux em geral) e gostaria de saber o melhor método para esvaziar o meu diretório root. Na instalação do Debian, eu coloquei tudo numa única partição criptografada, porém deixei apenas 10GB pro meu root (Sendo que a instação divide o meu disco em duas partes: root e home). Agora está acusando de estar cheio o diretório. O GParted parece não poder fazer este tipo de operação e não sei como transferir mais espaço para o root.

Agradeço desde já.