Duvida ao comprar notebook com SSD, pra jogos.

Estava pensando em comprar um notebook com placa dedicada, pra rodar jogos na steam, usando debian, vai servir pra jogos, executar programas, pra navegação, edição, e etc... Que tenha um bom processamento, tbm vou criptografá-lo.
Gostaria se saber quais marcas de notebook são bons pra linux? E se caso for criptografar o sistema, se o debian esta bom pra ser instalado e criptografado num ssd, se puderem gostaria de recomendação de lugares bom pra comprar, estou pesquisando sobre, mas é varias opções que me deixa confuso.