Re: Falta de programas

Quanto ao editor de menus do MATE ele está disponível sim, você verificou se o pacote "mozo" está instalado no teu Debian?

O que você perde usando o Testing/Unstable é principalmente a estabilidade, pode acontecer de após atualizar algum pacote você perceber que certo software parau de funcionar ou não funciona mais corretamente, você também provavelmente vai esbarrar em vários bugzinhos chatos. Em um desktop isso não é um grande problema mas em servidores e estações de trabalho a coisa já muda de figura.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Um abraço!