Re: distribuição linux

Se a tua necessidade é tão somente ter uns programas pré-instalados logo que termina a instalação do SO, é simples, você pode criar isso com Debian mesmo, do jeito que você quer e criar uma imagem disso pra vc usar, inclusive direto num pendrive. Super simples. Como o ghost fazia com windows, pra clonagem de sistemas. É possível fazer isso com linux também. E concordo com a afirmativa de que a instalação por outras fontes que não as oficiais seria um tiro no pé uma vez que é um trabalho voluntário e pelos repositórios oficiais se garante uma qualidade e segurança do pacote. Se isso for descentralizado, ficará muito mais difícil gerenciar isso. Sobretudo pela falta de gente pra fazer isso.