Re: off-topic devops

Complementando o que o amigo disse, , é uma cultura que visa integrar Desenvolvedores e administradores de sistema.
Na verdade ele ajuda a vida dos administradores de sistema, por exemplo utilizando ferramentas que apoiam essa cultura como o Puppet ou Chef, que são ferramentas voltadas para administração de sistemas;
Segue um link sobre o tema e indico a leitura do livro "DevOps na prática: entrega de software confiável e automatizada", ambos utilizei em meu tcc.
LInk livro: http://www.casadocodigo.com.br/products/livro-devops
link artigo :http://gutocarvalho.net/octopress/2013/03/16/o-que-e-um-devops-afinal/

Att
Jacques