Re: Migração Servidores para Debian.

Cara eu estou evitando usar o systemd devido alguns bugs, eu estou
usando o sysv-init-core, ao instalá-lo ele remove algumas coisas do
systemd, não sei detalhar no momento... mas vc pode ter os dois
sistemas de inicialização, já que alguns programas no jessie dependem
do systemd, (kvm por exemplo) e gerenciar isso com o pacote
init-select, setando o init como padrão, qnd se tem mudanças radicais
de tecnologias é tolerável conviver com ambiente híbridos, vaje no
caso da BIOS tradicional com o UEFI.

Com relação ao kernel no jessie ele está com:

# uname -r
3.16.0-4-amd64

Sinceramente, não vejo necessidade, a não ser que seja algo bem
especifico, de um kernel compilado manualmente... enfim... só uma
opinião

Com relação ao gerenciamento de configurações, que é o segundo passo
no workflow de infraestrutura ágil, recomendo brincar com as 3 maiores
ferramentas, como o SALTSTACK, CHEF e PUPPET, eu particularmente,
gosto do SALTSTACK, por já vir com o orquestrador integrado, deixando
a desejar, pelo menos na epóca em que estava brincando, com a parte do
dashboard. O PUPPET, tb é uma solução madura e bastante ativa e com
grandes players por detrás... só que tem dependência de java e requer
uma infra mais robusta, para cenários grandes... Enfim brinque com as
3 e tire suas conclusões.

Abs