[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Debian + Windows com UEFI



Ricardo, sabe se a versão DVD do debian contém o Mate Desktop?
Não consegui fazer o usb com a versão live do debian com EFI

Em 15 de setembro de 2015 19:12, Ricardo Rafante <jrafante89@gmail.com> escreveu:
Excelente escolha =D Uso mate aqui e gosto muito dele!

Em 15 de setembro de 2015 20:09, real bas <realbas89@gmail.com> escreveu:
Vou colocar debian 8.2 com mate

Em 15 de setembro de 2015 18:50, Ricardo Rafante <jrafante89@gmail.com> escreveu:
Qual versão do debian vc está instalando? 

Em 15 de setembro de 2015 19:47, real bas <realbas89@gmail.com> escreveu:
Olá Ricardo, as gambiarras foram tanto pra desativar o secure boot quanto pra rodar o modo EFI no debian wheezy, ao que parece isso já foi melhorado no debian Jessie

Em 15 de setembro de 2015 18:40, Ricardo Rafante <jrafante89@gmail.com> escreveu:
De nada real, estamos aqui para ajudar mesmo =), acredito que essas gambiarras que vc viu foi em desabilitar o secure boot e ativar o bios tradicional neh, já fiz isso tb mas recentemente comprei um notebook asus e ele não possui esta opção e acredito que futuramente nenhum computador irá suportar o bios (evolução, as coisas estão sempre mudando). Com relação ao grub não possuo o conhecimento muito aprofundado sobre o assunto mas acredito que parte dele ou ele mesmo fica instalado na partição EFI.


Dausacker vc mandou o email apenas para min, não esqueça de incluir a email debian-user-portuguese@lists.debian.org em CC para que todos da lista consigam visualizar suas msg. ok? =)

Att. Ricardo

Em 15 de setembro de 2015 19:21, real bas <realbas89@gmail.com> escreveu:
Obrigado Ricardo,
Encontrei 2 video tutorial fazendo dual-boot (debian+windows) em sistemas UEFI, o primeiro referente ao 7.8 (vi várias gambiarras até começar a instalar o debian) e o segundo foi com o 8.1 (rodou tranquilo sem necessitar de ajustes, mas não vi / encontrei como ele instalava o grub no EFI). Você sabe como o grub fica instalado?

Em 15 de setembro de 2015 16:49, Ricardo Rafante <jrafante89@gmail.com> escreveu:

O debian ja suporta a instalação uefi, normalmente quando vc da boot nesse modo ele pergunta se quer continuar a instalação no modo uefi, quando for criar as partições cria normalmente (obs: a partição /boot não pode ficar no ssd do hd quando o hd for híbrido, e não delete nenhuma partição do Windows) continua a instalação ele reconhece automaticamente a partição efi do win caso nao reconhecer ele ira avisar. Depois que terminar a instalação e o debian não iniciar grava um cd ou pendrive do bootrepair que ele recupera o boot sem problemas. Obs: sempre instalei o debian testing .

Em 15/09/2015 15:48, "real bas" <realbas89@gmail.com> escreveu:
Olá, comprei um notebook novo (Dell Vostro 5480-B50), e veio com o UEFI, não sei muita coisa sobre esse modelo sucessor do BIOS. Sei fazer o dual quando tinha BIOS, agora venho pedir a ajuda de vocês quanto a instalação dual boot do Debian com Windows. O notebook veio com 5 partições (UEFI, Backup, Reservado, Reservado, Windows, Backup), sei que algumas delas não pode ser excluida. Como proceder?
Eu já separei o C: do D:, diminuindo o tamanho de C:, e retirei um espaço do D: pra partição do Debian. E na hora de instalar o grub? onde direciono a instalação?
O UEFI tem aquela partição de MBR (Geralmente ficava na primeira partição) ?








Reply to: