Re: Ajuda com rotas entre filiais (openvpn)

Em 11 de agosto de 2015 12:05, Keppler <jurgenkeppler@gmail.com> escreveu:
Bom dia pessoal!
Tenho uma VPN funcionando entre Matriz e duas Filiais. Até aí tudo tranquilo, ou seja, a Matriz se comunica com as Filiais e as Filiais se comunicam com a Matriz.

O problema agora é que preciso fazer com que as Filiais também se enxerguem dentro da VPN. Acredito que seja uma questão de rotas.

Abaixo seguem as configurações para ficar mais claro meu quadro:

      |----------------------------10.0.0.1 TUN0 10.0.0.2 --------------------------------------------> Filial A: Rede Interna = 192.168.20.0/24

MATRIZ:  Rede Interna = 192.168.10.0/24

      |----------------------------10.0.1.1 TUN1 10.0.1.2 --------------------------------------------> Filial B: Rede Interna = 192.168.30.0/24

Entre a Matriz e a Filial A, criei as rotas da seguinte forma:
Na Matriz: route add -net 192.168.20.0/24 gw 10.0.0.2 (rota da Matriz para a Filial)
Na Filial A: route add -net 192.168.10.0/24 gw 10.0.0.1 (rota da Filial para a Matriz)

Entre a Matriz e a Filial B, criei as rotas da seguinte forma:
Na Matriz: route add -net 192.168.30.0/24 gw 10.0.1.2 (rota da Matriz para a Filial)
Na Filial B: route add -net 192.168.10.0/24 gw 10.0.1.1 (rota da Filial para a Matriz)

Bem....não sei se essa é a pergunta, ou se estou errado na minha linha de raciocínio, mas como faço para criar agora as rotas para que ambas as Filiais se enxerguem dentro da VPN?.....Ou vou ter criar também um túnel entre as Filiais???

O Sr. acaba de sentir na pelo o motivo pelo qual eu utilizei a abordagem chamada de VPN Bridge e não esta sua abordagem !

O Sr. precisa criar MAIS uma rota em cada filial, apontando os pacotes que deveriam seguir para a outra filial TEM que usar a mesma rota que os pacotes que vão para a matriz !

Faça as contas, e o Sr. verá, que qdo o Sr. precisar criar mais uma filial, o número de rotas será elevado ao quadrado !

O gerenciamento disto se torna um verdadeiro pesadelo !!!

Usando uma abordagem de VPN Bridge, não existe nenhuma necessidade de nenhuma rota em nenhuma das pontas da VPN ...

Fábio Rabelo