Re: Software texto/voz

Não conheço, talvez o orca-gnome poderia te ajudar, ou não. Mas espero
que isso te ajude:

$ apt-cache search listen text
espeak - A multi-lingual software speech synthesizer
gramofile - Transfer sound from gramophone records to CD

depois vi que o espeak estava instalado. Mas não aprendi ainda como
usá-lo corretamente.

Faço
$ espeak a

e ele faça 'a'. Será que pode ser usado para textos? Se fizer

$ espeak arquivo .pdf

ou .odt

Poderia funcionar? Não sei. Estou com um pouco de pressa agora.