[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Bootloader + tftp



Salve Lista

Prezados , tenho algumas maquinas diskless( build on bootstrap) onde rodo algumas aplicações em sistema de arquivos ramdisk . Para facilitar futuras configurações e atualizações nos respectivos rootfs, pretendo quando necessário que estas maquinas no processo de boot busquem a imagem via rede.

Porem  a imagem rootfs  que as  maquinas cliente devem  carregar não estão na mesma rede do servidor dhcp/tftp e tambem a referida rede não existe possibilidade de um servidor para tal finalidade(dhcp/pxelinux.0) ,assim o tradicional boot pxe creio que não funcionaria.

Para este cénario  será necessário  um bootloader nas maquinas cliente,  porem este terá que reconhecer  placa de rede e subir com as devidas configurações para então buscar a imagem no servidor <ip-mask-gw> <ip-servidor-tftp>

Pesquisando  a respeito creio que apenas com o Grub  daria conta ,bootando a maquina cliente e subindo a rede.  Nas opções do Grub Legacy e Grub2 tem suporte a boot de rede mas tem que recompilar com o respectivo driver para placa , porem fica a duvida se atenderia ao que preciso.


Ou quem sabe um outro bootloader ,similar a U-boot  ou Super Grub



 
Sds.

Marcos


Reply to: