Re: sistema operacional Debian linux

Eai Felipe,

Debian é chamado de 'sistema operacional universal', e a vasto conteúdo
acerca disso dificulta responder sem que lance mão das fontes sendo
muito mais fácil dispor o que você quer.

De alguma forma ou outra o que é gerado pelo Debian está mais próximo
das pessoas que imaginam. Ao meu ver, o Debian é uma variante do sistema
operacional Gnu/Linux, mas Gnu e Linux são ao mesmo tempo coisas
distintas do Debian como 'oranizações independentes e autônomas'.

Software livre não é para ser gratuito, pois se fosse não seria lvire
para ganhar dinheiro com isto. As pessoas pagam o quê, quando e quanto
querem. Software livre é uma multiplicidade de comunidades, arquiteturas
e iniciativas interdependentes, que se ajudam o desenvolvem software com
direitos autorais rígidos, mas pelo Copyleft. Quer dizer que não é
domínio público, mas sim que os proprietários dão autorização prévia a
outros potenciais autores interferirem, corrigirem, melhorarem e
atualizarem os softwares, com liberdade. E Debian é uma organização
mundial de pessoas que se associam meio que voluntariamente para
desenvolver software livre.

A Google é uma empresa que utiliza algo derivado disto, seja com uma
parte advindo do Debian ou não. O sistema Android é linux, e o AppStore
(ou PlayStore ou GooglePlay) é uma derivação do Central de Programas do
Ubuntu. O Ubuntu é um sistema operacional derivado do Debian, e o
sistema para computadores da Google é derivado do Ubuntu, sendo assim,
provavelmente utiliza pacotes .deb (de Debian).

Acho que a partir dessa introdução e contextualização pode ser que você
possa estar um pouco mais situado. Espero que tenha lhe ajudado. Att.