Re: Coisa estranha com apt-get update/upgrade

On Fri, May 22, 2015, at 10:20, Listeiro 037 wrote:
> A dúvida é se essa coisa de um momento oferecer atualizações X e Y e
> depois cancelar a atualização X antes de fazê-la pode acontecer. Isso
> pode acontecer no projeto? E quem atualizou os pacotes vai ter que
> fazer downgrade forçado?

Isso tá me parecendo problema de mirror "desatualizado". Você deve estar
apontando para alguma entrada DNS com diversos mirrors, e algum deles
não estava tão atual quanto o outro na hora do "apt-get update".

O problema vai "corrigir-se sozinho" quando todos os mirrors que você
"acertar" no "apt-get update" possuirem a mesma versão dos pacotes
instalados no seu equipamento, mas tipicamente um segundo ou terceiro
"apt-get update" vai achar um mirror com tudo atualizado, e o problema
"parece sumir".

É bom lembrar que os mirrors "push" são atualizados diversas vezes por
dia (no mínimo umas 4).  Os "push primary" podem estar atualizados horas
antes dos últimos mirrors na cadeia hierarquica terminarem de atualizar.

E mirrors "fetch" são atualizados na base do cronjob, tipicamente uma ou
duas vezes por dia.  Isso dá um "pior caso esperado" de 24h para este
tipo de distorção desaparecer para qualquer pacote em específico.

De qualquer forma, aponta pra um mirror em específico que o problema
desaparece (exemplo: http://ftp.br.debian.org).

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond