Re: Comando para mudar proprietário

Ola.
Uma coisa importante em uma lista de discussão como essa e passar o
maior número de informações que for possivel.
Talvez a dúvida fosse se o comando e aquele mesmo, devido ao erro.
Um exemplo de como seria uma pergunta similar feita de forma mais instrutiva.

Fiz o download de um arquivo .iso no windows e copiei para um pendrive.
No linux, como o pendrive montado não consigo acessar o arquivo, como usuário.
O arquivo pertence ao root. Mas ao tentar mudar o dono, obtenho a mensagem:

chown: alterando o dono de "arquivo.iso": Operação não permitida

O comando esta sendo efetuado pelo root.
Poderiam me ajudar a mudar o dono do arquivo?

A resposta seria:
Como foi copiando de um windows, o sistema de arquivos usando no
pendrive deve ser fat32 ou ntfs. Ambos não suportam mudar algumas
permissões, ou por o sistema de arquivos não suportar (fat32) ou não
haver suporte no Linux (ntfs). O chown não ira funcionar neste caso.
A atribuição do dono dos arquivos deve ser forçado no momento da montagem.
mount -t fat32 -o uid=1000 /dev/sdc1 /mnt/pendrive
1000 e o uid do usuário, use o comando id para descobrir qual é. como
id fulano. como fulano basta o id sem argumentos.
Gerenciadores de arquivos costumam montar o pendrive com as permissões
para o usuário que fez a montagem.

FIM.

E muito comum depararmos com o problema X e Y, como descrito no link
http://mywiki.wooledge.org/XyProblem
Basicamente o sujeito pergunta sobre algo, muitas vezes sem sentido,
depois de muita interação e tempo perdido se descobre que o problema
era totalmente um outro. Que se fosse perguntado de inicio, teria
economizado muita energia.

--
Paulino Kenji Sato