Uso de memória no Debian 8.0.0

Olá pessoal,
Sei que é um pouco cedo pra falar disso, mas estou tendo um problema com a versão recém-estável do Debian (Jessie). Meu problema é o seguinte: uso excessivo de memória. Mesmo somente com um terminal aberto sem rodar nada, o uso de memória fica em torno de 3.5 GB, chegando até a usar a memória de Swap (isso mesmo).

Gostaria de saber se alguém está tendo o mesmo problema e saber se já existe uma solução, procurei no fórum global e não encontrei nada relacionado.

Minhas configurações de HW:
Processador i5, 4 GB de RAM, placa nvidia e 640 GB de HD.