Atualização do Pacote php através do apt-get

Srs, gostaria de saber se existe alguma forma de atualizar o php5.3 para o php5.4.
Uma vez que minha instalação inicial do apache e do mysql server foi via apt-get.
Ou a melhor fomra é compilando o sistema, desde o inicio...
Uma observação secundaria é como eu faria esta atualização apenas do pacote php 5.4 para posteriro sem fazer a atualização do apache.
PS: Encontrei algumas dicas de repositorios que eu particularmente não confio.
Seguem abaixo os repos, bem como o tutorial
deb     http://packages.dotdeb.org squeeze all
deb-src http://packages.dotdeb.org squeeze all
deb     http://packages.dotdeb.org squeeze-php54 all
deb-src http://packages.dotdeb.org squeeze-php54 all