Re:

Tente criar os arquivos,alterando sempre que necessário. :
/etc/resolv.conf
domain localdomain
search localdomain
nameserver 192.168.0.2
nameserver 8.8.8.8
Veja o arquivo  /etc/nsswitch.conf e compare as entradas abaixo.

# Example configuration of GNU Name Service Switch functionality.
# If you have the `glibc-doc-reference' and `info' packages installed, try:
# `info libc "Name Service Switch"' for information about this file.

passwd:         compat
group:          compat
shadow:         compat

hosts:          files dns
networks:       files

protocols:      db files
services:       db files
ethers:         db files
rpc:            db files
netgroup:       nis

Basicamente são eles que correspondem ao serviço de dns no debian.
Como eu disse, se não tiver crie-os e coloque as permisões :
root@lamp:~# ls -l /etc/nsswitch.conf
-rw-r--r-- 1 root root 475 Aug 28  2006 /etc/nsswitch.conf
root@lamp:~#
root@lamp:~# ls -l /etc/resolv.conf
-rw-r--r-- 1 root root 162 Dec 29 13:10 /etc/resolv.conf
root@lamp:~#