Squid https

Alguém sabe se da para habilitar a função de bloqueio a websites pelo protocolo https?
Meu squid é do rep. padrão do debian e em todos os artigos que encontro o squid as pessoas compilam o squid para habilitar esta função.
O pior é que quase que todos os artigos que leio, existem ou mudanças ou problemas nos steps.
Tenho duas perguntas, alguém sabe se dá para implementar o squid para bloqueio de acesso a websites https como proxy transparente.
Teria como eu instalar o squid com esta opção, sem precisar compila-lo ou um artigo sem falhas que mostre as etapas para compilar o squid3.

Não entendo o motivo do squid não ter está função habilitada por padrão, será que tem algum tipo de restrição de segurança quando um proxy intercepta um website https?

--
Atenciosamente,
Rodrigo da Silva Cunha