Status dos pacotes órfãos Blackbox e Eterm

Boa noite a todos os membros da lista de discussão debian user
portuguese!

Como vocês estão? Espero que estejam bem.

Estou com uma dúvida no que diz respeito aos pacotes DEB que
estão órfãos. Para exibí-los, digitei o comando:

 wnpp-alert

E seu resultado/saída foram diversos pacotes com status 'O', 'RFH'
ou 'RFA'. Vide o comando para os seus respectivos significados.

 man wnpp-alert

Pois bem. Me chamou a atenção dois pacotes DEB que estão órfãos
e que que utilizo frequentemente. São eles:

 O 573407 blackbox -- Window manager for X
 O 620507 eterm -- Enlightened Terminal Emulator

Então pergunto-lhes: existe o risco de, nas próximas versões estáveis
do Debian GNU Linux (Jessie, Zurg etc), o Blackbox e o Eterm * não
estarem * disponíveis caso eles não sejam adotados? Para um pacote
DEB ser adotado, necessariamente o "pai da criança" deve se tornar
o mantenedor do pacote?

No mais, obrigado! Desejo-lhes uma excelente quinta-feira!

Atenciosamente,

--
 Éder S. G. (Jordan)