Nagios para Pequenos Ambientes

Srs,
Estou com uma duvida de layout para o meu servidor de monitoramento, estou implementando um projeto onde o nagios serviria para monitorar 20 servidores, o básico:
Serviços, Espaço em disco, memoria consumida, load,Ping , Uptime e websites.
Minha duvida é o que deveria levar em consideração na hora de contratação do servidor, visto que penso em contratar um VPS durante um ano para o projeto.
Meu nagios seria bem básico, e não implementei banco de dados, tudo é gerenciado em modo texto e o acesso a ele é feito, por no máximo 10 pessoas ao mesmo tempo.
Minha maior preocupação no momento é com relação aos gráficos armazenados, histórico de monitoramento dos servidores, imagino que isso vai consumir bastante espaço em disco.
Alguma dica para o que eu preciso.
OBS: Como os websites que irei monitorar são dinamicos, gostaria de monitorar algumas funções dentro dos sites, como pesquisa e login
Neste caso, imaginei algum tipo de macro, caso o nagios possua algo do tipo, me avisem
Me indicaram o Zabbix, mas estou na duvida, observei que o nagios é bem mais difundido na comunidade de software livre que o zabbix hoje.

--
Atenciosamente,
Rodrigo da Silva Cunha